Um vídeo impressionante recentemente viralizou, mostrando uma transformação surpreendente no Véu de Noiva, um dos maiores pontos turísticos de Mato Grosso. A famosa cachoeira de 86 metros, localizada em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, surpreendeu ao exibir suas águas normalmente cristalinas agora completamente barrentas.
Buscando explicações para esse fenômeno, o Primeira Página consultou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a área. O Instituto atribuiu a mudança na cor das águas às características naturais do Rio Coxipó, que alimenta a cachoeira e cujas nascentes se estendem além do Parque Nacional.
O rio, fluindo por áreas de planalto e planície, acelera nas alturas próximas ao Véu de Noiva, especialmente durante períodos de chuva. Esta aceleração aumenta a vazão e o nível do rio, modificando a cor das águas devido ao transporte de sedimentos.
Ressalta-se que, o processo de erosão do solo, agravado pelo uso desordenado do solo e pela perda de vegetação, contribui significativamente para esse fenômeno. No entanto, a seção do rio que passa pelo Parque Nacional da Chapada dos Guimarães recebe proteção intensa, o que ajuda a preservar a qualidade da água ao minimizar a erosão.
Crédito: Primeira Página