Três brasileiros passaram por momentos de tensão durante uma expedição no Monte Everest.
O grupo cruzou uma área perigosa minutos antes do desabamento de um bloco de gelo.
O acidente atingiu outros montanhistas na mesma rota.
Foto/ Vídeo: @lucchese_roberto
Os alpinistas identificados como Gustavo Cordoni, Roberto Lucchese e Carlos Santalena estavam na travessia da Cascata de Gelo do Khumbu, no Nepal, uma das regiões mais perigosas da subida ao Monte Everest.
desabamento ocorreu logo após passagem do grupo
O trio cruzou a região minutos antes do rompimento de um serac, grande bloco de gelo instável suspenso na geleira.
Após a passagem dos brasileiros, o gelo se desprendeu e atingiu outros alpinistas que estavam na rota.
Imagens registradas posteriormente mostram a dimensão dos destroços no local.
região é considerada uma das mais perigosas do mundo
A Cascata de Gelo do Khumbu é uma das etapas mais críticas da escalada ao Everest.
O local é marcado por constantes movimentações de gelo, avalanches e riscos de colapso súbito.
A travessia é obrigatória para montanhistas que seguem em direção aos campos-base da montanha.
feridos foram socorridos após o acidente
Segundo informações do portal The Tourism Times, ao menos quatro pessoas ficaram feridas.
Dois montanhistas tiveram ferimentos graves e foram encaminhados a hospitais locais.
As vítimas incluem o guia nepalês Pemba Tenduk Sherpa e o alpinista indiano Nimish Kumar Singh.
brasileiros relataram impacto do momento
Em publicação nas redes sociais, os brasileiros relataram o impacto emocional da situação.
Segundo eles, o silêncio tomou conta do grupo ao perceber o desabamento logo atrás na rota.
O episódio reforçou o alto nível de risco enfrentado durante a escalada.
Perguntas e respostas
Um bloco de gelo se desprendeu na Cascata de Gelo do Khumbu e atingiu montanhistas.
Não. Eles passaram pela área minutos antes do desabamento.
Sim. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, duas em estado grave.

