Brasil e Mundo

Suspeita de bomba fecha área na Esplanada dos Ministérios e mobiliza operação do Bope; Veja vídeo

Uma mala abandonada em plena Esplanada dos Ministérios provocou momentos de apreensão na manhã desta quarta-feira (3), em Brasília.

O objeto levantou suspeitas e levou equipes especializadas da Polícia Militar a realizarem uma operação de alto risco.

O desfecho só foi conhecido após horas de trabalho.

Alerta, mistério e mobilização marcaram a ocorrência registrada em uma das áreas mais importantes da capital federal. Uma mala vermelha deixada sem identificação chamou a atenção de quem passava pelo local e levou as autoridades a adotarem protocolos de segurança para descartar qualquer ameaça.

Assim que a situação foi comunicada, equipes da Polícia Militar do Distrito Federal iniciaram o isolamento da área e acionaram o Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Operação envolveu especialistas e análise de imagens

Enquanto o perímetro era protegido, agentes passaram a analisar imagens de câmeras de monitoramento para tentar descobrir quem havia deixado a bagagem no local.

As buscas por informações se estenderam durante a ocorrência, mas o responsável pela mala não foi localizado.

A falta de identificação aumentou a necessidade de uma abordagem cautelosa.

Traje antibombas e raio-X foram utilizados

Diante da possibilidade de haver algum material perigoso dentro da bagagem, uma equipe especializada assumiu a ocorrência.

Um operador equipado com traje antibombas realizou a aproximação da mala, enquanto equipamentos específicos eram utilizados para examinar o objeto à distância.

Antes da abertura, a bagagem passou por uma inspeção de raio-X.

Resultado trouxe alívio

Após cerca de duas horas de operação, os especialistas concluíram a análise e abriram a mala.

Para alívio das equipes e das pessoas que acompanhavam a ocorrência, nenhum material suspeito foi encontrado.

A bagagem estava vazia.

Durante a ação, surgiram informações de que a mala poderia pertencer a uma pessoa em situação de rua, mas a origem do objeto não foi confirmada oficialmente.

Com a eliminação de qualquer risco, a área foi liberada e a rotina na Esplanada dos Ministérios foi retomada normalmente. O caso chamou atenção pela grande mobilização das forças de segurança em torno de um objeto aparentemente simples, mas que exigiu todos os protocolos previstos para situações de possível ameaça.