Na manhã de terça-feira, 15 de outubro, as equipes do Corpo de Bombeiros intensificaram o trabalho no local da empresa de reciclagem que pegou fogo na noite de 14 de outubro, em Cuiabá. Mais de 12 horas após o início das chamas, as equipes ainda combatiam pequenos focos de incêndio no pátio da edificação, realizando a fase de rescaldo. Imagens registradas pela imprensa local mostraram a persistência do combate, com a liberação de fumaça preta devido à queima de materiais altamente inflamáveis.
O coronel BM Heitor Fernandes da Luz tranquilizou a população ao informar que, apesar dos focos visíveis, o incêndio estava totalmente controlado e sem risco de propagação para outras estruturas. “Visualmente, ainda existem dois focos de incêndio, mas em uma situação totalmente controlada, sem risco de passar para nenhuma edificação,” afirmou ele.
O incêndio: como tudo começou
Fase de rescaldo e investigação
Por volta das 3h da manhã de terça-feira, as equipes controlaram finalmente o incêndio, mas continuaram o trabalho durante a manhã, realizando a fase de rescaldo e combatendo os focos remanescentes. A destruição foi significativa, mas, felizmente, ninguém ficou ferido. A empresa informou que a unidade de recicláveis não foi afetada e que as operações seguiram normalmente.
Durante a inspeção do local, os bombeiros constataram que a edificação não possuía alvará do Corpo de Bombeiros e não tinha os dispositivos de segurança exigidos por lei para a prevenção de incêndios. “Não havia qualquer equipamento de prevenção no local. Tudo o que usamos no combate ao incêndio veio da nossa corporação,” afirmou o tenente-coronel Queiroz. A equipe desligou a energia elétrica para garantir a segurança durante o atendimento, mas o fornecimento nas imediações permaneceu intacto.
Perguntas frequentes
Ainda está sendo investigado. A perícia será realizada após o encerramento das operações.
Mais de 30 bombeiros mobilizaram-se para controlar as chamas.
Não, a edificação não possuía alvará e faltavam dispositivos de segurança preventiva.












