O Governo de Mato Grosso anunciou que iniciará uma obra de retaludamento, uma forma de intervenção no paredão do Portão do Inferno, conectando Cuiabá ao município de Chapada dos Guimarães (65 km da capital). Entretanto, o projeto aguarda a aprovação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
No último ano, o governo estadual entrou em conflito com o ICMBio para buscar a estadualização do Parque de Chapada dos Guimarães. O governo de Mato Grosso, depois de várias disputas com o IMCBio, optou por retirar sua participação na licitação, resultando no arquivamento do projeto.
O governador Mauro Mendes (UB), ao responder a questionamentos sobre a possibilidade de o ICMBio impedir o projeto no Portão do Inferno, afirmou que o instituto deve prestar contas à sociedade por possíveis danos.
Apesar dos desafios anteriores, Mendes se mostrou confiante, acreditando na aprovação do projeto e na realização da obra pelo governo do Estado.
“Considerar a desaprovação do projeto seria surreal. Estou convencido de que receberemos a aprovação”, afirmou o governador durante uma coletiva de imprensa,.
Matéria reproduzida: Esporte e noticia