Os produtores de Mato Grosso estão com a comercialização de soja atrasada nesta safra em comparação a anterior. A queda de preços da commoditie e os custos elevados de produção são os principais fatores para o atraso.
O Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) informou no último boletim divulgado que a pressão nas cotações internacionais tem refletido diretamente nos mercados brasileiro e mato-grossense, onde o valor da soja disponível apresentou médias de US$ 24,60/sc e US$ 20,86/sc, na última semana, ambas apresentaram desvalorizações de 16,39% e 20,21% no comparativo anual, respectivamente.
Anderson Oro, diretor de uma cooperativa, explica que na safra anterior a empresa estava com 70% da safra comercializada.
A produção de soja de Mato Grosso teve uma queda de 18% devido às mudanças climáticas. Os produtores esperavam uma melhora na comercialização, com bons preços. Apesar disso, a melhor produtividade do Rio Grande do Sul e da Argentina tornaram os grãos mato-grossenses menos atraentes.
Matéria reproduzida: Primeira Página.