O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, com expectativa, a divulgação no segundo semestre deste ano de um edital para 150 vagas de preenchimento imediato, além da formação de um cadastro de reserva. Esse movimento visa fortalecer a equipe do banco com novos talentos.
Consequentemente, no novo Plano de Cargos e Salários, os empregados selecionados pelo concurso assumirão o cargo de analista. Importante destacar, essa posição exige formação de nível superior e oferece um atrativo salário inicial de R$ 20.900.
Depois de uma longa espera de 11 anos sem concursos, o BNDES abrirá vagas exclusivamente para profissionais com nível universitário. Essa decisão acompanha a necessidade de especialistas nas seguintes áreas de conhecimento. Administração, análise de sistemas – desenvolvimento, análise de sistemas – suporte, análise de sistemas – cibersegurança, arquitetura e urbanismo, arquivologia digital, ciências contábeis, ciência de dados, comunicação social, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional.
Inovação
Além disso, impulsionado pelo avanço da transformação digital e da inteligência artificial, esse será o primeiro concurso público do BNDES a contemplar as áreas de ciência de dados e cibersegurança. Helena Tenório, diretora de Recursos Humanos e da Área de Tecnologia da Informação do BNDES, ressaltou a importância dessas áreas. Helena explicou que, dada a nova ênfase em ciência de dados e a disputa por talentos em uma área de atuação emergente, candidatos de qualquer graduação poderão concorrer. Entretanto, precisam cumprir o requisito de acesso amplo a qualquer formação de nível universitário.
Ademais, alinhando-se aos objetivos institucionais do BNDES o concurso dedicará 30% das vagas para candidatos negros e pelo menos 10% para pessoas com deficiência (PCDs).
Finalmente, sobre a escolha da banca organizadora, o BNDES está cuidadosamente avaliando propostas de instituições com experiência em concursos públicos similares. As informações oficiais sobre o concurso serão prontamente divulgadas nas próximas semanas no Diário Oficial da União e no Portal do BNDES.
Via – MT Play.