Brasil e Mundo

Após 11 dias presos em caverna, quatro sobreviventes são resgatados; Veja vídeo

Mais quatro sobreviventes foram retirados de uma caverna no Laos após 11 dias de isolamento.

O resgate foi realizado na madrugada deste sábado (30), pelo horário de Brasília.

Duas pessoas ainda continuam desaparecidas.

Resgate, sobrevivência e esperança voltaram a emocionar milhares de pessoas após mais quatro integrantes de um grupo preso em uma caverna no Laos serem retirados com vida. A operação avançou na madrugada deste sábado (30), pelo horário de Brasília, elevando para cinco o número de sobreviventes encontrados e resgatados.

Na sexta-feira (29), o primeiro integrante do grupo já havia conseguido deixar o local. Desde então, as atenções passaram a ser concentradas nos demais sobreviventes, que permaneceram isolados por quase duas semanas em uma área de difícil acesso.

Apesar do avanço das equipes, outras duas pessoas ainda não foram localizadas e seguem sendo procuradas pelos socorristas.

Imagens do resgate foram divulgadas

Fotos do momento posterior ao resgate foram compartilhadas nas redes sociais pela equipe Thailand Rescue Diver, que participa da operação.

Nas imagens, os jovens aparecem recebendo atendimento médico logo após deixarem a caverna. O material rapidamente ganhou repercussão e foi acompanhado por mensagens de apoio e comemoração.

O resgate foi considerado um importante avanço em uma operação que vinha enfrentando obstáculos causados pelas condições do local.

Sobreviventes conseguiram sair sem auxílio direto

Segundo informações divulgadas pela Associação de Voluntários do Povo do Laos, mergulhadores estavam sendo preparados para uma nova entrada na caverna quando uma situação inesperada foi registrada.

Os sobreviventes conseguiram deixar o local por conta própria após uma redução significativa no nível da água. A mudança das condições permitiu que o deslocamento fosse realizado sem a necessidade da operação de mergulho que vinha sendo planejada.

Até então, os esforços estavam sendo direcionados para o bombeamento da água acumulada e para o fornecimento de alimentos ao grupo.

Inundação bloqueou saída da caverna

O grupo entrou na caverna localizada na província de Xaisomboun em 19 de maio. Segundo a mídia estatal, uma busca por ouro estava sendo realizada quando uma forte chuva provocou uma inundação repentina.

A saída acabou sendo bloqueada e o grupo permaneceu preso por vários dias. Os cinco sobreviventes foram localizados na quarta-feira (27), quando a confirmação de que estavam vivos finalmente foi obtida.

Em um vídeo divulgado após a localização, uma mensagem de tranquilidade foi enviada aos familiares. “Não precisa se preocupar, mãe. Agora a equipe de resgate já chegou e estamos seguros”, afirmou um dos sobreviventes.